SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Currículos alternativo-oficiais: o(s) risco(s) do hibridismoO SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica: potencialidades, problemas e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FLEURI, Reinaldo Matias. Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.115-126. ISSN 1413-2478.

O texto discute a relação oficial e o alternativo no discurso da Constituinte Escolar (1999-2000), promovida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul (BR). Traz contribuições de pesquisadores em educação popular para interpelar os sujeitos (em particular os movimentos sociais populares e as instituições estatais) e discutir a metodologia utilizada neste processo de reformulação curricular. Enfatiza a importância da perspectiva complexa para se compreender os limites e as possibilidades de um processo oficial que pretende promover, paradoxalmente, a inserção dos movimentos sociais alternativos na formulação e no controle das diretrizes curriculares da escola pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )