SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18La situación de la educación de jóvenes y adultos en la ArgentinaCriar o público não-estatal ou tornar público o estatal? Dilemas da educação em meio à crise do Estado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

DUARTE, Newton. As pedagogias do "aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.18, pp.35-40. ISSN 1413-2478.

O artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do "aprender a aprender" e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema "aprender a aprender"; 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do "aprender a aprender" pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )