SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18A busca da coerência: reflexões sobre a produção do GT Educação PopularAnálise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.18, pp.65-81. ISSN 1413-2478.

O artigo analisa a recente produção científica brasileira sobre currículo e multiculturalismo. Foram incluídos nessa produção os artigos publicados nos seguintes periódicos: Cadernos de Pesquisa, Revista Brasileira de Educação, Educação & Realidade, Educação & Sociedade e Educação em Revista, bem como os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd. O período focalizado foi de 1995 a 2000. Procurou-se identificar as temáticas abordadas; os principais pontos de vista defendidos, as influências teóricas mais significativas, os enfoques metodológicos, as contribuições e as lacunas. Discutiram-se, também, tensões e desafios observados na produção em pauta. Insistiu-se na importância do diálogo entre os autores mais ligados aos  movimentos sociais, que recorrem dominantemente à teoria social e à antropologia e os autores mais ligados a questões pedagógicas, que tendem a se apoiar na teorização de currículo, na teoria crítica, nos estudos culturais e no pensamento pós-moderno e pós-estrutural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )