SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico: a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicasÉtica e poder na sociedade da informação: revendo o mito do progresso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

GATTI, Bernardete Angelina. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.18, pp.108-116. ISSN 1413-2478.

O artigo salienta as diferenças entre o momento histórico em que os programas de mestrado e doutorado foram criados e o momento atual. Discute-se o papel social desses cursos na dicotomia conhecimento x poder e o dilema a ser enfrentado por mestrados e doutorados que vêm sendo instados, pela sociedade, a abrir-se a novas modalidades curriculares e tipos de discentes. Contrapõe-se a isso o manter-se como área reservada a poucos. A partir da consideração que as desigualdades sociais em seus determinantes incluem as desigualdades de acesso e incorporação de conhecimentos em todos os níveis, coloca-se como desafios ao modelo atual o atendimento a diferentes tipos de clientela, com diferentes interesses. Coloca-se a necessidade de uma reavaliação do papel desses cursos, seu valor social e suas estruturas numa sociedade em mutação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )