SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Bases antropológicas da cidadania brasileira: sobre escola pública e cidadania na Primeira RepúblicaPobreza, emoção e saúde: uma discussão sobre pentecostalismo e saúde no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

KRAWCZYK, Nora. A sustentabilidade da reforma educacional em questão: a posição dos organismos internacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.43-62. ISSN 1413-2478.

O artigo discute lemas e questões abordados pelas produções dos organismos internacionais a partir de 1998 como diferentes dimensões de sustentabilidade das reformas educacionais na América Latina, que oferecem interessantes indícios dos aspectos que receberam e continuarão recebendo investimentos - técnicos e financeiros- desses organismos. Pelo menos três dimensões preocupam bastante os organismos internacionais: a dimensão política, a dimensão financeira e a dimensão técnica. Para sua análise, foram examinadas as publicações do Banco Mundial, da CEPAL, do PREAL. do BID, do IIPE/UNESCO e da OREALC/UNESCO, desde 1998 até 2001.

Palavras-chave : Reforma Educacional; América Latina; Organismos Internacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )