SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Pobreza, emoção e saúde: uma discussão sobre pentecostalismo e saúde no BrasilRepensando algumas questões sobre o trabalho infanto-juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VALENTE, Ana Lúcia. Os negros, a educação as políticas de ação afirmativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.76-86. ISSN 1413-2478.

Este texto procura avançar na compreensão do movimento histórico que subjaz a implementação de políticas de ação afirmativa para os negros no campo educacional, considerando ser essa a condição para o atendimento dos interesses e necessidades desse grupo, na perspectiva da transformação. Para isso, são retomadas reflexões realizadas em outras oportunidades, explicitando idéias há muito debatidas por estudiosos e militantes negros, bem como discutindo os momentos em que as diferenças são transformadas em "problema", quando são marcas distintivas c necessárias da condição humana. Em seguida, busca-se avaliar as condições materiais e ideológicas do capitalismo atual, o processo de etnicização da força de trabalho e o deslocamento do debate para a esfera cultural/educacional promovido por organismos internacionais.

Palavras-chave : Negros e Educação; Políticas de Lição Afirmativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )