SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Política educacional e poder local: análise das repercussões do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na educação de municípios pernambucanosA avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CATANI, Denice Barbara  e  FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.113-128. ISSN 1413-2478.

O texto analisa o percurso do GT História da Educação da ANPEd ( 1985- 2000), retomando as características das produções divulgadas no grupo c o processo de constituição do mesmo como " lugar de produção" da pesquisa histórico-educacional brasileira. Ressalta o trabalho de articulação do espaço do GT como espaço de discussões teórico-metodológicas e de fortaleci mento de novas perspectivas de investigação. Identifica, ainda, nesta análise o aparecimento de perspectivas teóricas e opções metodológicas que marcam a produção nacional na área.

Palavras-chave : História da Educação; GT História da Educação da ANPEd; História e Historiografia da Educação; Produção Histórico-Educacional Brasileira; História da Educação Brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )