SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19A place of production and the production of a place: the history and historiography presented in the Working Group History of Education da ANPEd (1985-2000)Human rights and citizenship: education as a field of conflict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.129-137. ISSN 1413-2478.

Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano de urna escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Urna questão tomou-se central para as professoras: corno atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido.

Keywords : Avaliação; Ensino/Aprendizagem; Cotidiano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )