SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000)Direitos humanos e cidadania: a educação como campo de conflito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.129-137. ISSN 1413-2478.

Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano de urna escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Urna questão tomou-se central para as professoras: corno atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido.

Palavras-chave : Avaliação; Ensino/Aprendizagem; Cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )