SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Evaluation in the teaching-learning process: the challenges posited by the multiple facets of daily life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ABICAIL, Carlos Augusto. Direitos humanos e cidadania: a educação como campo de conflito. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.138-147. ISSN 1413-2478.

Aborda a educação a partir do que alguns observadores chamaram de inauguração do novo milênio, diante dos eventos ocorridos nos Estados Unidos, que reacenderam o debate global sobre os parâmetros de convivência humana. Seus desdobramentos, especialmente na mídia, impõem aos educadores uma reflexão irrenunciável sobre a necessária superação de uma visão de educação fundada apenas na informação e na difusão de conhecimento, como se conhecimento e informação não fossem portadores de valores. Assume um conceito de educação como processo amplo, presente no trabalho, no movimento popular, no movimento sindical, nos partidos políticos, no sistema escolar. Este conceito abrangente coloca nossa reflexão para além da escolarização e confronta-nos com desafios c respostas em variados aspectos.

Keywords : Educação; Direitos Humanos; Cidadania.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )