SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ABICAIL, Carlos Augusto. Direitos humanos e cidadania: a educação como campo de conflito. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.138-147. ISSN 1413-2478.

Aborda a educação a partir do que alguns observadores chamaram de inauguração do novo milênio, diante dos eventos ocorridos nos Estados Unidos, que reacenderam o debate global sobre os parâmetros de convivência humana. Seus desdobramentos, especialmente na mídia, impõem aos educadores uma reflexão irrenunciável sobre a necessária superação de uma visão de educação fundada apenas na informação e na difusão de conhecimento, como se conhecimento e informação não fossem portadores de valores. Assume um conceito de educação como processo amplo, presente no trabalho, no movimento popular, no movimento sindical, nos partidos políticos, no sistema escolar. Este conceito abrangente coloca nossa reflexão para além da escolarização e confronta-nos com desafios c respostas em variados aspectos.

Palabras clave : Educação; Direitos Humanos; Cidadania.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )