SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Darwin na Serra da Tiririca: caminhos entre cruzados entre a biologia e a históriaCambios paradigmáticos en educación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVAO, Ana Maria de Oliveira  e  KLINKE, Karina. Livros escolares de leitura: uma morfologia (1866-1956). Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.20, pp.27-47. ISSN 1413-2478.

O artigo busca, a partir dos resultados parciais de uma pesquisa mais ampla, descrever a morfologia do livro escolar de leitura, no período de 1866 a 1956. Os livros escolares constituem a principal fonte da pesquisa, particularmente aqueles que compõem o acervo do CEALE/UFMG, tomados, na investigação, como um caso provável de biblioteca escolar e, desse modo, como indicadores indiretos da produção editorial brasileira do período. Da análise realizada, apreenderam-se dois grandes tipos de livros (séries graduadas e livros isolados), quatro grandes gêneros (compêndios, antologias, narrativas e caderno de atividades) e cinco grandes modelos de livro (paleógrafo, instrutivo, formativo, retórico-literário c autônomo). A análise permitiu, ainda, identificar quatro ordens de fenômenos cuja participação na conformação dessas características é preciso melhor conhecer: a progressiva distinção entre dois tipos de leitura escolar - a leitura para aprender a ler e a leitura recreativa; as relações entre as formas do livro e a progressiva consolidação da escola e de seus agentes; as relações entre os livros de leitura brasileiros e franceses; os usos e as apropriações dos livros nas práticas educativas cotidianas.

Palavras-chave : Livro Didático; História da Educação; Leitura Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )