SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Lina, a wonderful child! Friedrich Froebel and the pedagogy of kindergartens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PREITO, Nelson De Luca. Formação de professores exige rede!. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.20, pp.121-131. ISSN 1413-2478.

O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.

Keywords : Internet; Formação de Professores; Educação à Distância; Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )