SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

PREITO, Nelson De Luca. Formação de professores exige rede!. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.20, pp.121-131. ISSN 1413-2478.

O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.

Palavras-chave : Internet; Formação de Professores; Educação à Distância; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )