SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21A sociologia das desigualdades em educação posta à prova pela segunda explosão escolar: deslocamento dos questionamentos e reinício da críticaTrajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. A invenção do eu infantil: dispositivos pedagógicos em ação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.21, pp.17-39. ISSN 1413-2478.

Este trabalho se insere no terreno das discussões que pretendem examinar as relações entre infância e poder. Tomando como seu foco principal o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN), ele pretende apontar para as formas como operam os dispositivos de governamento da infância, a partir da racionalidade governamental moderna. A investigação, de inspiração foucaultiana, propõe-se a destacar também como os aparatos de poder/saber que se relacionam com a infância, com seus sistemas de enunciados verdadeiros, são produzidos no interior das relações pedagógicas. Neste artigo, realiza-se uma analítica de governamento da infância, a partir das proposições presentes no documento examinado. Destacam-se, neste exame, os modos de operar daquilo que Michel Foucault denominou de tecnologias da experiência de si ou tecnologias do eu. Associado às tecnologias políticas e às racionalidades de governamento, ressalta-se o RCN como dispositivo de produção das subjetividades infantis, uma vez que ele propõe a organização, a disseminação e o controle do saber que circula nas instituições de educação infantil.

Keywords : Educação Infantil; Tecnologias do Eu; Subjetividade Infantil; Dispositivos de Poder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )