SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21A escolarização como projeto de civilizaçãoGT Política de Educação Superior da ANPEd: origem, desenvolvimento e produção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SOUZA, Solange Jobim e  and  GAMBA JR., Nilton. Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.21, pp.104-114. ISSN 1413-2478.

Analisa as condições de produção de conhecimento na contemporaneidade e os condicionamentos sociais, políticos e culturais que levam às transformações do ato de ler e de escrever. A questão da leitura e da escrita é tratada sob dois aspectos: a interferência de suportes, que transforma os modos de leitura e da escrita através dos tempos; e os desafios trazidos pela revolução eletrônica para o diálogo entre as gerações. Conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin são retomados neste contexto para elaborar uma compreensão dos atuais usos da linguagem e criação de textos mediados por suportes eletrônicos e digitais.

Keywords : Tecnologia; Práticas de Leitura e Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )