SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21A escolarização como projeto de civilizaçãoGT Política de Educação Superior da ANPEd: origem, desenvolvimento e produção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOUZA, Solange Jobim e  e  GAMBA JR., Nilton. Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.21, pp.104-114. ISSN 1413-2478.

Analisa as condições de produção de conhecimento na contemporaneidade e os condicionamentos sociais, políticos e culturais que levam às transformações do ato de ler e de escrever. A questão da leitura e da escrita é tratada sob dois aspectos: a interferência de suportes, que transforma os modos de leitura e da escrita através dos tempos; e os desafios trazidos pela revolução eletrônica para o diálogo entre as gerações. Conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin são retomados neste contexto para elaborar uma compreensão dos atuais usos da linguagem e criação de textos mediados por suportes eletrônicos e digitais.

Palavras-chave : Tecnologia; Práticas de Leitura e Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )