SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Culturas juvenis, identidades e internet: questões atuaisLa escuela, diferentes contextos culturales y culturas de frontera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOARES, Rosângela de F. R.  e  MEYER, Dagmar E. Estermann. O que se pode aprender com a "MTV de papel" sobre juventude e sexualidade contemporâneas?*. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp.136-148. ISSN 1413-2478.

RESUMO Fundamentando-se em pressupostos da teorização cultural contemporânea, o artigo problematiza um artefato cultural específico - a revista MTV, Music Television - para discutir possíveis relações entre educação, cultura de mídia, juventude e sexualidade. Essa revista é analisada, aqui, como fazendo parte de uma pedagogia cultural - o "mundo MTV" - que produz significados, ensina determinados comportamentos e os institui como sendo comportamentos juvenis adequados. Argumenta-se que problematizações como essas podem ser produtivas para se pensar como os artefatos culturais - revistas, programas de televisão e filmes, por exemplo - estão ajudando a constituir formas de ser e viver a sexualidade e a juventude, na contemporaneidade.

Palavras-chave : Estudos Culturais; Educação; Mídia; Sexualidade; Juventude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )