SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23O que se pode aprender com a "MTV de papel" sobre juventude e sexualidade contemporâneas?*Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ORDONEZ PENALONZO, Jacinto. La escuela, diferentes contextos culturales y culturas de frontera. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp.149-155. ISSN 1413-2478.

RESUMO A partir de uma perspectiva centro-americana, região onde vive e trabalha, o autor procura situar o papel da escola frente aos diferentes contextos culturais e às culturas de fronteira. Esses diferentes contextos abrangem, em primeiro lugar, as culturas indígenas presentes na América Latina, que superam as fronteiras geográficas e apresentam diferenças que não podem ser ignoradas pelas escolas, pois se constituem em desafios a sua prática cotidiana. Em segundo lugar, a globalização atual, que está criando uma "nova ordem mundial", também está gerando novas culturas de fronteira, que invadem os espaços locais e criam novas ordens para as "culturas excluídas". Essas novas ordens se expressam no trabalho informal e de ocasião, quando não na prostituição, nas drogas, na violência e em outras formas de rebelião. A escola deve procurar compreendê-las como um novo colonialismo e ajudar a superá-las, nos termos da pedagogia de Paulo Freire.

Palavras-chave : Cultura; Escola; Culturas de Fronteira.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )