SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23La escuela, diferentes contextos culturales y culturas de frontera author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa  and  CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp.156-168. ISSN 1413-2478.

RESUMO Defende a necessidade de currículos pautados por justiça curricular, entendendo-a como o grau em que os currículos contribuem para reduzir diferenças e desigualdades sociais. Em outras palavras, sustenta que, além da preocupação com a desigualdade econômica, a escola e o currículo precisam levar em conta a pluralidade cultural de nossa sociedade, buscando desafiar as relações de poder que produzem e preservam as diferenças. Discute a centralidade da cultura na sociedade contemporânea, analisa estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural e apresenta pontos a serem incluídos na formação de professores(as) multiculturalmente orientados.

Keywords : Multiculturalismo; Currículo; Estratégia Pedagógica; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )