SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Juventude e políticas públicas no BrasilA educação infantil no contexto das políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.40-52. ISSN 1413-2478.

RESUMO Discute como jovens das camadas populares, com base em seu cotidiano, constroem determinados modos de ser jovem. Nessa construção colocam em questão uma série de noções e representações correntes sobre a juventude. Toma como foco o cotidiano de integrantes de grupos musicais de rap e funk, buscando revelá-los na sua condição de jovens, para além da sua participação nos grupos musicais. Constata que os jovens, mediados pelos estilos, reelaboram as imagens correntes sobre a juventude, criando modos próprios de ser jovem, e expressam a reivindicação do direito à juventude.

Palavras-chave : Sujeito Social; Juventude; Estilo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )