SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A educação infantil no contexto das políticas públicasReformas do Estado e da educação e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MUSATT, Tullia. Programas educacionais para a pequena infância na Itália. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.66-77. ISSN 1413-2478.

RESUMO As creches do norte da Itália para as crianças de 0 a 3 anos têm sido referência internacional para a formação da professora de educação infantil. Tendo como atores pais, criança e professoras, o artigo apresenta as creches no interior das políticas para a infância e destaca o papel da família ao lado do Estado na educação dos pequenos. Reflete sobre as mães italianas, trabalhadoras ou não, e também sobre a paternidade/maternidade e a educação dos filhos e filhas em casa e na creche. Relata dois novos tipos de programas para as famílias e as crianças, concluindo sobre a importância de oferecer aos pais um amplo leque de escolhas para o cuidado da criança. Essas questões que hoje na Itália fazem parte do debate sobre a política para a infância e a família devem também fazer parte dos projetos de pesquisas e de práticas inovadoras.

Palavras-chave : Crianças de 0 a 6 Anos; Programas Educacionais na Itália.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )