SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Reformas do Estado e da educação e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricasEducação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VARGAS, Sonia Maria de. Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.95-106. ISSN 1413-2478.

RESUMO Procura dar visibilidade ao processo de formação de professoras rurais leigas, tentando compreender como esse grupo de profissionais vem se perpetuando. Distingue os componentes desse processo no meio rural, vivenciados por sujeitos atores sociais que desempenham simultaneamente as atividades de estudantes e de trabalhadoras rurais, tornando-se necessário, para tal, evidenciar as relações existentes entre o contexto macrossocial e a educação no campo. Nesse sentido, ressalta a importância do uso diferenciado que a família rural faz do espaço e dos serviços da escola, estabelecendo estreita relação entre as duas instituições não apenas no que se refere à apropriação dos saberes escolares, mas também aos serviços e práticas que a escola pode oferecer à família, sobretudo à mãe-trabalhadora rural. Da mesma forma que a escola rural se vale dos vários espaços disponíveis na comunidade - como a própria casa da professora, a igreja ou a sala comunitária - para desempenhar suas funções específicas, a família rural estabelece com a instituição escolar - presença do Estado nas comunidades - um uso particular que atende às suas necessidades imediatas. No artigo, as falas das professoras são revisitadas e, com base em suas memórias de escolarização e de sua prática profissional, são analisadas questões significativas para o aprofundamento da discussão sobre educação rural.

Palavras-chave : Formação e Aprendizagem no Meio Rural; Relação Família-Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )