SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escolaO discurso da ciência e da divulgação em orientações curriculares de Língua Portuguesa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SANTOS, Geovânia Lúcia dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.107-125. ISSN 1413-2478.

RESUMO Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Exclusão Social/Exclusão nas Escolas; Educação e Cidadania.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )