SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escolaO discurso da ciência e da divulgação em orientações curriculares de Língua Portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SANTOS, Geovânia Lúcia dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.107-125. ISSN 1413-2478.

RESUMO Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Exclusão Social/Exclusão nas Escolas; Educação e Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )