SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24O discurso da ciência e da divulgação em orientações curriculares de Língua PortuguesaO Programa Nacional de Bolsa Escola e as ações afirmativas no campo educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

TREIN, Eunice  e  CIAVATTA, Maria. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.140-164. ISSN 1413-2478.

RESUMO Trabalho elaborado com o objetivo de dar prosseguimento ao balanço periódico, na forma de um "estado do conhecimento", da produção científica do GT, com base nos trabalhos selecionados e discutidos pelo Grupo nas Reuniões Anuais da ANPEd, de 1996 a 2001, retomando a pauta de temáticas apresentadas em balanços similares, realizados de 1987 a 2000. Do ponto de vista teórico-metodológico, o GT orienta-se pelo materialismo histórico, contempla também a discussão de outras linhas teóricas e tem como compromisso a transformação das formas de exploração e amesquinhamento do ser humano. Do ponto de vista dos conteúdos, os temas recorrentes mais presentes são os seguintes: trabalho e educação - teoria e história; trabalho e educação básica; profissionalização e trabalho; educação do trabalhador nas relações sociais de produção; e trabalho e educação nos movimentos sociais.

Palavras-chave : Trabalho e Educação; Teoria e História; Profissionalização; Educação dos Trabalhadores; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )