SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24O Programa Nacional de Bolsa Escola e as ações afirmativas no campo educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CAMPOS, Maria Malta. Educação e políticas de combate à pobreza. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.183-191. ISSN 1413-2478.

RESUMO Promove uma discussão sobre as intersecções entre as recentes políticas sociais de complementação de renda e a educação básica. Aponta algumas das principais tendências identificadas pela literatura nas políticas sociais da atualidade, no contexto da globalização e da exclusão social, relacionando-as com dados sobre pobreza e desigualdade no Brasil. Discute as diferenças entre os conceitos de pobreza, fome, exclusão, entre outros, procurando situar os programas de complementação de renda que foram implantados na última década no país associados direta ou indiretamente à escola. Resume e comenta dados de pesquisas sobre o impacto de alguns desses programas e propõe algumas questões que deveriam ser consideradas tanto nos debate sobre política educacional, como na gestão pública e em futuros estudos.

Palavras-chave : Educação e Políticas Sociais; Educação e Redução da Pobreza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )