SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Letramento e alfabetização: As muitas facetasCiclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

NUNES-MACEDO, Maria do Socorro Alencar; MORTIMER, Eduardo Fleury  and  GREEN, Judith. A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: Análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.18-29. ISSN 1413-2478.

RESUMO Discute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino.

Keywords : Letramento; Interação em Sala de Aula; Livro Didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )