SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Letramento e alfabetização: As muitas facetasCiclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

NUNES-MACEDO, Maria do Socorro Alencar; MORTIMER, Eduardo Fleury  e  GREEN, Judith. A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: Análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.18-29. ISSN 1413-2478.

RESUMO Discute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino.

Palavras-chave : Letramento; Interação em Sala de Aula; Livro Didático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )