SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: Análise de uma prática de letramento no primeiro cicloQuinze anos de ciclos no ensino fundamental: Um balanço das pesquisas sobre a sua implantação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FRANCO, Creso. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.30-38. ISSN 1413-2478.

RESUMO Apresenta e critica as fontes a partir das quais é possível mensurar a relativa prevalência da organização da escolarização em ciclos, no ensino fundamental brasileiro, e discutir abordagens que possibilitem superar os problemas metodológicos presentes em vários levantamentos que fazem uso dessas fontes. Com base nas mesmas fontes, descreve o estado recente das políticas implantadas nas redes estaduais e nas redes municipais das capitais brasileiras. No que se refere a ciclos nas etapas iniciais do ensino fundamental. Discute as potencialidades e limitações das pesquisas quantitativas que procuraram avaliar a repercussão dos ciclos na educação brasileira.

Palavras-chave : Ciclos e Letramento; Ensino Fundamental; Fontes Estatísticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )