SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamentalDos tempos e lugares do campo educacional: Uma análise dos percursos de investigação em Portugal (1900-2000) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

GOMES, Candido Alberto. Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: Um balanço das pesquisas sobre a sua implantação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.39-52. ISSN 1413-2478.

RESUMO Efetua um balanço das pesquisas realizadas durante os últimos 15 anos sobre a implantação de ciclos básicos e outras formas de desseriação do ensino fundamental, de modo que combata o fracasso escolar. Embora com freqüência se trate de pesquisas pontuais, para titulação acadêmica, os resultados apontam para a constância, ao longo do período pesquisado, de fatores favoráveis e desfavoráveis à implantação daquelas inovações educacionais. Tais fatores destacam especialmente a negligência de se persuadir os atores integrantes da comunidade educativa e de tomar medidas fundamentais para uma atuação renovada dos docentes. Com isso, as propostas das cúpulas das secretarias de educação tenderam a sofrer distorções e reinterpretações em nível das escolas. Em certos casos, a redução da desseriação à promoção automática, na percepção de docentes e discentes, pode contribuir para agravar assimetrias sociais, provendo escolaridade expandida, porém pobre, a alunos pobres.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Promoção;; Repetência; Fracasso Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )