Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
GOMES, Candido Alberto. Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: Um balanço das pesquisas sobre a sua implantação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.39-52. ISSN 1413-2478.
RESUMO Efetua um balanço das pesquisas realizadas durante os últimos 15 anos sobre a implantação de ciclos básicos e outras formas de desseriação do ensino fundamental, de modo que combata o fracasso escolar. Embora com freqüência se trate de pesquisas pontuais, para titulação acadêmica, os resultados apontam para a constância, ao longo do período pesquisado, de fatores favoráveis e desfavoráveis à implantação daquelas inovações educacionais. Tais fatores destacam especialmente a negligência de se persuadir os atores integrantes da comunidade educativa e de tomar medidas fundamentais para uma atuação renovada dos docentes. Com isso, as propostas das cúpulas das secretarias de educação tenderam a sofrer distorções e reinterpretações em nível das escolas. Em certos casos, a redução da desseriação à promoção automática, na percepção de docentes e discentes, pode contribuir para agravar assimetrias sociais, provendo escolaridade expandida, porém pobre, a alunos pobres.
Palavras-chave : Ensino Fundamental; Promoção;; Repetência; Fracasso Escolar.