SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: Um balanço das pesquisas sobre a sua implantaçãoMulticulturalismo crítico, relações raciais e política curricular: A questão do hibridismo na Escola Sarã índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PACHECO, José Augusto. Dos tempos e lugares do campo educacional: Uma análise dos percursos de investigação em Portugal (1900-2000). Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.53-66. ISSN 1413-2478.

RESUMO Incide sobre os tempos e lugares do campo educacional, ou das ciências da educação, fazendo uma análise reflexiva sobre os percursos de investigação desde a sua emergência até a fase da sua maturidade e consolidação epistemológica. Os lugares estão no aparelho administrativo do Estado, sobretudo nos ministérios ligados à educação e à ciência, nas instituições de ensino superior e nas escolas dos ensinos básico e se cundário. Os tempos investigativos encontram-se na encruzilhada de dúvidas, de dependências, de incertezas e de uma coragem que falta alicerçar no interior da comunidade científica comprometida com as ciências sociais e com as questões relativas ao campo educacional.

Palabras clave : Campo Educacional; Ciências da Educação Pesquisa Educacional; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )