SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educaçãoRevisando o passado e construindo o presente: O movimento gay como espaço educativo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola?: O dever de casa e as relações família- escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.105-115. ISSN 1413-2478.

RESUMO As relações família-escola tornaram-se foco recente da política educacional, que estabelece a participação dos pais na educação dos filhos como decisiva para a aprendizagem e o sucesso escolar. Tal participação ocorre, sobretudo, através do dever de casa, uma prática cultural pouco estudada e problematizada. Este texto explora a questão do dever de casa na história, pesquisa e política educacional recentes nos Estados Unidos e no Brasil. Considerando o dever de casa como uma política-prática educativa, curricular e pedagógica que estrutura as interações e divisão de trabalho educacional entre escola e família, aponta suas implicações para a família e as mães, ressaltando questões de gênero, eqüidade e pluralidade cultural.

Keywords : Relações Família-Escola; Dever de Casa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )