SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A questão da metáfora, da referência e do sentido em pesquisas qualitativas: O aporte da sociopoética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

HOFF, Sandino. Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.143-155. ISSN 1413-2478.

RESUMO Apresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas.

Palabras clave : Fundamentos dos Livros Escolares; Organização Didática no Século XVII; Ensino Conforme a Ordem da Natureza.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )