SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26A contribuição do homem simples na construção da esfera pública: os trabalhadores rurais de Baturité- CearáO Fórum Social Mundial e a agenda da educação popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DAL RI, Neusa Maria  e  VIEITEZ, Candido Giraldez. A educação do movimento dos sem-terra. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.44-57. ISSN 1413-2478.

O Instituto de Educação Josué de Castro, que tem como mantenedor o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária e é vinculado ao movimento dos sem-terra, constitui- se em uma escola de educação média e profissional. O objetivo desse texto é o de expor os elementos educativos principais presentes na escola, bem como elucidar se a sua concepção educacional, que parece ser a mesma vigente nas escolas controladas pelo MST, contém elementos educacionais de interesse para as classes trabalhadoras em geral, do ponto de vista democrático e popular. A investigação revelou que o Instituto, estruturado e organizado de forma diferente daquela usualmente encontrada nas escolas oficiais, coloca em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores e funcionários.

Palavras-chave : Educação; Trabalho; Autogestão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )