SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26O Fórum Social Mundial e a agenda da educação popularContribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

GONDRA, José  and  GARCIA, Inára. A arte de endurecer “miolos moles e cérebros brandos”: a racionalidade médico-higiênica e a construção social da infância. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.69-84. ISSN 1413-2478.

Pensar a infância implica trabalhar com a idéia de uma vida segmentada, construir marcos de começo e término das diferentes fases, num gradiente de idades evolutivo e linear. Assim, a tentativa de especificar essas etapas termina por repartir a vida de forma detalhada, além de unificar o que se encontra recoberto em cada uma das supostas idades da vida. Unificação que não é propriedade de um passado mais recuado, pois persiste na atualidade a crença em uma infância homogênea e cronologicamente repartida. Dessa forma, a cronologia da vida, problematizada nesse trabalho, considera tanto a base, a carga e o tempo de amadurecimento biológico dos sujeitos, como as variantes culturais e a história, que também definem, de forma decisiva, as possibilidades surpreendentes do ser humano.

Keywords : Educação; Infância; Higiene.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )