SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26A arte de endurecer “miolos moles e cérebros brandos”: a racionalidade médico-higiênica e a construção social da infânciaTransposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

MARTINS, João Batista. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.85-94. ISSN 1413-2478.

Apresenta as contribuições da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais enfatizando os aspectos epistemológicos que ela contempla. Nesse sentido discute-se o momento histórico em que a noção de multirreferencialidade é estruturada e, em seguida, alguns conceitos utilizados que recolocam algumas questões epistemológicas inerentes ao processo de conhecimento acerca dos fenômenos sociais e, mais especificamente, aqueles concernentes à educação.

Palabras clave : Multirreferencialidade; Educação; Epistemologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )