SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos?Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SOUZA, Mériti de. Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.119-132. ISSN 1413-2478.

Discute a constituição da subjetividade atravessada pelo pathos e pelo logos e remetida ao singular e ao coletivo. Essa concepção demanda a análise do excluído da identidade individualizada do homem moderno e do conhecimento como ancorado exclusivamente na razão. Considerando o trabalho desenvolvido com a população escolar e a escuta dos discursos produzidos pela alocação dessas pessoas em lugares subjetivos perante o saber, indaga-se a possibilidade da prática pedagógica constituir-se em experiência produzindo efeitos de subjetivação.

Palabras clave : Subjetividade; Educação; Escola; Modernidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )