SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Fios e furos: a trama da subjetividade e a educaçãoA regulamentação do enfoque comercial no setor educacional via OMC/GATS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

NOGUEIRA, Maria Alice. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.133-144. ISSN 1413-2478.

Na pesquisa educacional brasileira ainda carecemos de estudos sobre os processos de escolarização dos jovens originários de famílias privilegiadas do ponto de vista econômico. O presente trabalho propõe-se a incursionar, portanto, em terreno altamente lacunar, apresentando alguns resultados parciais de um estudo realizado, em 2000-2001, com 25 famílias de grandes e médios empresários(as) de Minas Gerais, cujo objetivo principal era conhecer as histórias escolares dos jovens e as estratégias educativas postas em prática por esses pais ao longo desses itinerários. Um corpus de 50 entrevistas, feitas com os jovens e suas mães, foi reunido. Suas conclusões permitem questionar a idéia corrente de que o padrão de excelência escolar é apanágio dos “ricos” ou, em outros termos, de que as elites escolares se compõem de alunos “ricos”.

Palavras-chave : Trajetórias Escolares; Estratégias Educativas Familiares; Relação Família- Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )