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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FASHEH, Munir. Como erradicar o analfabetismo sem erradicar os analfabetos?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.157-169. ISSN 1413-2478.

O texto desafia várias suposições que estão freqüentemente embutidas nas discussões oficiais sobre alfabetização, questionando o valor inerentemente libertador e positivo do processo de alfabetização, com base na necessidade de respeitar e revalorizar a diversidade de formas de aprender, estudar, conhecer e se expressar. Argumenta que liberação e liberdade estão articuladas à diversidade e ao pluralismo e que a educação representa apenas uma das formas de aprender. Afirma que o universalismo, mais do que qualquer outra coisa, tem sido a causa principal para se eliminar a diversidade considerada a essência da vida. Sugere que a adoção da alfabetização como forma dominante de conhecimento pode contribuir para o desaparecimento da diversidade e para a predominância de um único caminho para o progresso e o desenvolvimento.

Palabras clave : Analfabeto; Alfabetização; Linguagem; Conhecimento; Diversidade.

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