SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Literatura e representações da escola pública de horário integralA educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PESSANHA, Eurize Caldas; DANIEL, Maria Emília Borges  y  MENEGAZZO, Maria Adélia. Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp.57-69. ISSN 1413-2478.

Este texto reflete sobre a trajetória que o grupo de pesquisa Professores e Disciplinas Escolares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vem percorrendo e sobre como, partindo de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, o grupo chegou ao estudo da história da cultura escolar. Para essa reflexão, são analisados os pressupostos do campo de investigação conhecido como “história das disciplinas escolares”, conforme Chervel, e os conceitos de cultura e cultura escolar, de acordo com Wiliams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago e Escolano. O artigo argumenta que a investigação sobre a cultura escolar de uma determinada escola pode conduzir à reconstituição da história da cultura escolar de uma cidade.

Palabras clave : Cultura Escolar; Currículo; Disciplinas Escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )