SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarizaçãoA construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ALMOULOUD, Saddo Ag; MANRIQUE, Ana Lucia; SILVA, Maria José Ferreira da  e  CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp.94-108. ISSN 1413-2478.

Discute os principais resultados de um projeto de pesquisa que teve como objetivo investigar problemas relativos ao ensino e à aprendizagem da Geometria, enfrentados por professores da rede pública estadual de ensino, bem como por seus alunos de 5a a 8a séries. Analisa essencialmente procedimentos metodológicos, fundamentos teóricos e principais resultados, focalizando a origem dos problemas relacionados com o ensino e a aprendizagem da Geometria, as estratégias montadas para enfrentar uma parte desses problemas e as mudanças de concepções e práticas de professores.

Palavras-chave : Ensino e Aprendizagem; Geometria; Formação de Professores; Mudança de Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )