SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunosCorpo, natureza e cultura: contribuições para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp.109-124. ISSN 1413-2478.

O texto procura compreender as relações entre os conhecimentos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e os conhecimentos matemáticos escolares. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária na favela. Os resultados indicaram uma estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano com a necessidade de garantir formas de sobrevivência, assim como a importância de fatores afetivo- emocionais como impulsionadores de raciocínio matemático. O mundo da escola e o mundo da vida cotidiana apareceram como separados, assim como os conhecimentos matemáticos pertencentes a um ou outro contexto.

Palavras-chave : Etnomatemática; Educação Matemática de Jovens e Adultos; Representações Quantitativas e Espaciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )