SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São CarlosPrograma integração: avanços e contradições de uma proposta de educação formulada pelos trabalhadores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza  and  NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp.125-137. ISSN 1413-2478.

Ao se discutir a construção teórica da relação entre os conceitos de estes conceitos, busca-se apontar possíveis contribuições para a educação. Ao conceber que estes conceitos se interpenetram através de uma lógica recursiva, que o corpo é uma construção biocultural, um corpo vivo, e ao compreender que os opostos, em vez de se isolarem, se complementam, se poderá reconhecer tanto a autonomia do corpo quanto a sua dependência com o meio, a cultura e a sociedade em que vive. Desse modo, a educação, ao perceber que não é possível ir em busca de um corpo isento de história, e ao reconhecer a responsabilidade que possui ao colaborar com a reescrita dessa história, tem o desafio de permitir desabrochar as subjetividades, abrindo espaços que possibilitem aflorar um ser que, ao modificar-se constantemente, provoca mudanças no ambiente, na sociedade, na cultura.

Keywords : Corpo; Educação; Epistemologia; Natureza; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )