SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São CarlosPrograma integração: avanços e contradições de uma proposta de educação formulada pelos trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza  e  NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp.125-137. ISSN 1413-2478.

Ao se discutir a construção teórica da relação entre os conceitos de estes conceitos, busca-se apontar possíveis contribuições para a educação. Ao conceber que estes conceitos se interpenetram através de uma lógica recursiva, que o corpo é uma construção biocultural, um corpo vivo, e ao compreender que os opostos, em vez de se isolarem, se complementam, se poderá reconhecer tanto a autonomia do corpo quanto a sua dependência com o meio, a cultura e a sociedade em que vive. Desse modo, a educação, ao perceber que não é possível ir em busca de um corpo isento de história, e ao reconhecer a responsabilidade que possui ao colaborar com a reescrita dessa história, tem o desafio de permitir desabrochar as subjetividades, abrindo espaços que possibilitem aflorar um ser que, ao modificar-se constantemente, provoca mudanças no ambiente, na sociedade, na cultura.

Palavras-chave : Corpo; Educação; Epistemologia; Natureza; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )