SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educaçãoParadoxo da formação: servidão voluntária e liberação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

RUMMERT, Sonia Maria. Programa integração: avanços e contradições de uma proposta de educação formulada pelos trabalhadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp.138-153. ISSN 1413-2478.

Este artigo analisa o Programa Integração, desenvolvido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), no âmbito do Programa de Qualificação Profissional (PNQP). Aborda especificamente o caso do Programa Integração do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro, focalizando a problemática das telecomunicações no Brasil e suas repercussões junto aos trabalhadores e às suas entidades representativas. São também abordadas as contradições inerentes à opção da CUT pelo papel de executora de uma política de educação dos trabalhadores, materializada no Programa Nacional de Qualificação Profissional (PLANFOR), implementada pelo Estado, sob a hegemonia do ideário neoliberal. São analisados também os avanços e os limites das contribuições teórico-metodológicas do Programa Integração à educação de jovens e adultos trabalhadores, dando especial relevo às suas potencialidades.

Palavras-chave : Educação Básica e Profissional de Jovens e Adultos Trabalhadores; Movimento Sindical e Educação; Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )