SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28La educación de jóvenes y adultos frente al desafío de los movimientos sociales emergentes en ArgentinaAção afirmativa, relações raciais e educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MOREIRA, Plínio Cavalcanti  e  DAVID, Maria Manuela Martins Soares. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.28, pp.59-61. ISSN 1413-2478.

Desenvolve uma análise do processo de formação matemática na licenciatura, confrontando o conhecimento matemático veiculado nesse processo com algumas das questões que se colocam para o professor na sua prática docente na escola básica. O estudo focaliza os números naturais e toma como referência o curso diurno de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As fontes utilizadas são livros didáticos escolares e universitários, documentos curriculares referentes ao curso de licenciatura da UFMG e, de modo especial, a literatura de pesquisa no campo da educação matemática. O estudo, ao mesmo tempo em que descreve uma parte dos conhecimentos matemáticos envolvidos nas questões da prática profissional docente na escola básica, explicita formas concretas com que se expressa a dicotomia formação/prática - reiteradamente apontada nos estudos sobre as licenciaturas, mas quase sempre num plano genérico e, muitas vezes, superficial.

Palavras-chave : Educação Matemática; Formação de Professores; Conhecimento Matemático; Números Naturais; Licenciatura; Prática Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )