SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunosA produção da subjetividade e as relações de poder na escola: uma reflexão sobre a sociedade disciplinar na configuração social da atualidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CARVALHO, Janete Magalhães. O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.28, pp.96-107. ISSN 1413-2478.

O artigo faz uma análise dos sistemas de representação de professores, delegados eleitos para participarem do GT - Formação e Valorização do Magistério, por ocasião da realização do Seminário Estadual de Política Educacional do Espírito Santo, sobre os processos de formação continuada desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Utiliza como referencial de análise as categorias de não-lugar, lugar, espaços-tempos e comunidades compartilhadas, a partir das obras de Lefebvre (1983), Augé (1994), Certeau (2001) e Santos (2000), dentre outros. Trabalha com metodologia baseada em coleta de dados por meio de questionário composto de questões abertas e fechadas. Aponta como resultado que o sistema de representação de professores enuncia a necessidade de instauração de processos de formação continuada voltados para a "utópica" de constituição de um coletivo escolar que supere, por meio de comunidades compartilhadas, o não-lugar por eles ocupado até então.

Keywords : Formação Continuada; Não-Lugar; Entrelugar; Espaços-Tempos; Comunidades Compartilhadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )