SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Escola-empresa: traços do empresário-sombraPolítica curricular como política cultural: uma abordagem metodológica de pesquisa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PEREIRA, Gilson R. de M.  and  ANDRADE, Maria da Conceição L. de. Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.28, pp.128-139. ISSN 1413-2478.

A partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral.

Keywords : Educação; Jornalismo; Pré-Noções.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )